• Mika Youtien - Centro Educacional

Educar para Transformar


No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, chamando de “Escola de Primeiras Letras”. Através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

A comemoração do "Dia do Professor" começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Esta é uma posição que inspira muitas crianças a querer aprender mais e as vezes, até a ajudar a decidir 'o que ser quando crescer'. E o post de hoje é em homenagem estes heróis e heroínas que diariamente se dedicam por um futuro de sabedoria, bondade e evolução aos alunos. Sugerimos estes filmes inspiradores de mestres que valem a pena assistir.

Obrigado, professores e professoras!

Ao Mestre com Carinho

Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray acaba por lecionar em uma escola no East Wend de Londres formada por alunos pobres e sem disciplina. O professor sofre um bocado na mão deles, mas, aos poucos, consegue impor respeito e ganhar a amizade dos estudantes. A canção que leva o nome original do filme, To Sir with Love, da cantora Lulu (que também participa do longa), ficou por cinco semanas no topo da parada norte-americana. Um clássico das sessões vespertinas da TV.

Escritores da Liberdade

Uma jovem professora começa a dar aulas em uma escola pobre, cercada de agressividade, violência e tensões raciais. Para superar o cenário adverso, ela decide criar um inovador projeto de leitura e escrita, em que os alunos podem registrar e compartilhar em cadernos o que quiserem sobre suas vidas. Aos poucos, ela consegue estabelecer um forte elo entre os alunos, sociedade e a si própria, incentivando valores de tolerância, respeito e identificação mútua, mesmo em situações adversas.

Preciosa – Uma História de Esperança

Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.

Tudo que Aprendemos

Baseado na peça Acorda Brasil, o filme conta a inspiradora história de Laerte, um violinista frustrado que leciona em uma escola pública da periferia de São Paulo. Lá, ele tem grandes surpresas e descobre um garoto de incrível talento que, a partir da música, consegue desvencilhar-se das garras da violência e do tráfico. Com a dedicação do professor, o projeto cresce e acaba desencadeando na criação da famosa Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

O Grande Desafio

Baseado em uma história real, o filme acompanha o professor americano Melvin B. Tolson, treinador da equipe de debates de uma escola de estudantes predominantemente negros. Na década de 1930, quando gangues de linchadores apavoravam a população afro-americana, ele tinha o sonho de colocar seus alunos em pé de igualdade com os brancos sulistas. A empreitada antirracista é tão bem-sucedida que seus alunos chegam a debater com os da Universidade de Harvard, ajudando a revolucionar os pensamentos estudantil e social de seu tempo.

Gênio Indomável

Will Hunting tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.

fonte:

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-professor/, acessado em 15/10/2019.

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/10/15/dia-do-professor-7-mestres-inspiradores-da-ficcao-que-podem-transformar-sua-vida.htm , acessado em 15/10/2019.

https://canaldoensino.com.br/blog/15-filmes-sobre-professores-que-voce-deveria-assistir, acessado em 15/10/2019.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo